Modos da escala maior parte 1

Eu perguntei ao magnânimo Oráculo sobre modos da escala maior, os chamados de modos gregos, ou de modos gregorianos, ou de modos eclesiásticos. Sinceramente, chame de modos da escala maior mesmo, evita um monte de confusões…

Só pra não dar trabalho, saiba que o modo Lócrio não é grego muito menos eclesiástico. A única lista de sete elementos que o Papa Gregório I lançou foi essa aqui: a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

Que tal algum dos meus queridos leitores arranjar esses sete pecados capitais em ordem de correlação com os modos da escala maior?

OK, digresso…

“Oh poderoso oráculo, iluminai minha pessoa com o milenar conhecimento musical dos povos antigos!!!!” Ou seja, fui ao google.com e mandei “modos gregos, modos eclesiásticos, modos da escala maior”. Os resultados me impressionaram…

Acho o assunto muito importante, porém muito mau explicado… Precisarei de mais que um post pra explicar direitinho a minha visão sobre modos, então, paciência, paciência…

Primeiro passo: mixoquêm? frijonde?

Brinquem disso aqui: repitam essa frase umas dezessete vezes, não mais que dezoito, senão nasce uma verruga no seu dedão do pé.

“João, domingo fritaremos linguiças, minhocas eo lombo.”

Realmente visualize-se convidando algum João (todo mundo conhece um João, nem vem…) pra esse churrasco pra lá de bizarro. Quanto mais absurdas forem as ferramentas mnemônicas, melhor seu funcionamento! Coloque movimento, cheiro, cor, som à situação toda enquanto diz “João, domingo fritaremos linguiças, minhocas eo lombo.”

Até a próxima, meus amigos!!!

E lembrem-se, tenham modos, não cuspam no chão!

Abraço!

Edu

About Edu Élleres

Guitar teacher turned neuroscientist turned guitarist, passionate and obsessed with finding better ways of teaching music.
This entry was posted in Red Pill Institute, Teoria Musical and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Modos da escala maior parte 1

  1. Saulo Wilson de Sá Roriz says:

    porra Edu, brilhante o método mnemônico dos modos!!! ´FANTÁSTICO!!!!

  2. leo krieger says:

    huaehau ehaueh auheauh uahua uheuhaeuah!

    estudar com tu sempre foi divertido!

    saudades Du!

Leave a Reply

